Máscaras de Argila – Benefícios para a pele

Máscara-de-Argila

As máscaras de argila são ótimas para os cuidados da nossa pele, e o seu uso em rituais de beleza, já vem desde  a antiguidade.

As diferentes argilas que podemos usar, possuem uma  alta concentração de alguns elementos que funcionam como um tratamento de choque para a pele, e  que ajudam a minimizar  vários tipos de problemas. A argila é natural e contém diversos oligoelementos, minerais como titânio, cobre, magnésio, zinco, cálcio, potássio, manganês, alumínio, sódio, lítio e ferro, além do silício, que é muito abundante na natureza. Os minerais das argilas, dependendo da sua concentração, potencializam alguns efeitos.

mascara_de_argila_1

Benefícios da argila

Além de tratamentos medicinais, a argila é usada em tratamentos estéticos para o corpo, pele e cabelo. Conheça alguns dos seus benefícios:

  • Favorece a reprodução celular, afinando o grão da pele e clareando-a.
  • Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo.
  • Absorve toxinas e impurezas.
  • Promove a reconstituição dos tecidos.
  • Faz desintoxicação capilar, facial e corporal.
  • Estimula o crescimento dos fios de cabelo, pois atua na circulação.
  • Elimina a oleosidade da pele e cabelo.
  • Elimina bactérias e tem efeito calmante.
  • Suaviza e amacia a pele.

Existem diferentes tipos  de argilas, que costumamos catologar por cores, sendo que cada uma  tem determinada composição, com concentrações diferentes de certos minerais. Logo, cada tipo é indicado para um problema de pele ou um tratamento específico.

argilas_sparclay_thumb[2]

Alguns dos diferentes tipos de Argila são:

ARGILA VERDE – A argila verde é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza. Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.

ARGILA BRANCA – A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.

ARGILA ROSA –  A argila rosa é uma mistura da argila branca com  vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar. Ao mesmo tempo  que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.

ARGILA CINZA– A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, que retarda o envelhecimento da pele. É reguladora da oleosidade do cabelo, é clareadora de manchas da pele e pode ajudar na redução do peso e medidas.

ARGILA PRETA  –A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação anti-inflamatória, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixa percentagem de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamento de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor.

Como usar a argila:

  •  Antes da aplicação, a pele deve estar limpa e sem maquiagem.
  • Misturar uma colher de sopa de argila em pó (as mais fáceis de encontrar são a verde e a branca), com água mineral ou chá de camomila, até obter uma consistência pastosa e grossa.
  • Aplicar no rosto, evitando a região dos olhos e lábios. Se  usar  argila verde, vai sentir a pele repuxar e pinicar, e isso é normal. Deixe ficar na pele até estar completamente seca, e de seguida retirar com água. A pele pode ficar ligeiramente vermelha, pois a argila verde ativa a circulação.
  • Secar o rosto delicadamente e não usar cremes ou maquiagem nas duas horas seguintes.

 

 

5 thoughts on “Máscaras de Argila – Benefícios para a pele

  1. lurdes teixeira diz:

    eu sempre fiz muitas mascaras de argila verde.. desconhecia a outras. mas preferia comprar as máscaras prontas a usar do que faze-las eu

  2. Lili Carmo diz:

    Einaaa tantas kores sei ke havia de cor mas nao imaginava ke seriam tantas… Ke bom ke a argila tras beneficios á pele…
    Tenho ke fazer mais vezes mascaras ke deveria fazer mais… Gostei do post pois tem mta informacao interessante… Obrigada joia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s