Se nos faltar a energia, o que com o stress do dia a dia, e uma alimentação por vezes desequilibrada, é muito frequente acontecer, devemos ter em conta que com os alimentos a seguir indicados, podemos repô-la de forma natural, e sem recorrer a medicamentos, pois nada melhor para a nossa saúde que uma alimentação correta.
No entanto se esta persistir, devemos sempre consultar um médico, e fazer os exames necessários, para determinar a sua causa.
A seguir indicamos os 10 alimentos essenciais para fornecer energia ao nosso organismo:
É o liquido vital, dizem os especialistas em sobrevivência que poderíamos sobreviver quase um mês apenas com água, e sem alimentos. O certo é que precisamos de água todos os dias, entre 1 e 2 litros. Quando nos sentimos cansados devemos hidratar-nos bem, pois em 90% dos casos a desidratação é a causa da fadiga.
Laranjas, tangerinas, toranjas e especialmente limões. Os cítricos não são só uma fonte de vitamina C, antioxidante e anti- inflamatória como também são energizantes devido ao seu conteúdo em óleos essenciais voláteis que lhes dá o odor característico.
Em forma de carnes vermelha ou marisco. Se sentirmos cansaço, esgotamento, palidez, e não melhorarmos, devemos procurar o médico para fazer análises e verificar os níveis de ferro e ferritina. As anemias são lentas de curar, logo como prevenção, e principalmente para os desportistas, devemos incluir na nossa alimentação proteínas e ferro.
É a gordura mais saudável que podemos consumir. Como todas as gorduras, fornece o dobro da energia dos hidratos de carbono e das proteínas. É uma gordura cardiosaudável, protege as articulações, melhoras as digestões, dá sabor aos pratos e até retarda o envelhecimento. Tempera e dá energia!
É um lácteo fermentado que contém, proteínas, ácido lático, vitamina D, cálcio e microorganismos vivos, os lactobacillus, e streptococcus, que ajudam a flora bacteriana do sistema digestivo. Um ou dois iogurtes por dia, naturais e sem açúcar, ao pequeno almoço ou lanche, dão-nos uma energia extra.
As nozes têm um alto valor calórico devido ao seu teor em gorduras vegetais, por isso são uma boa fonte de energia. Destacam-se entre os frutos secos pelo seu conteúdo em minerais como o potássio, fósforo, magnésio, vitamina B e a sua percentagem equilibrada entre os ácidos gordos ómega 3 e ómega 6. Ter sempre á mão um punhado de nozes no trabalho, proporcionam fósforo e energia para o cérebro.
A família das couves, são um dos vegetais mais estudados porque contêm compostos derivados do enxofre, com um grande poder antioxidante. Além disso, as couves melhoram a capacidade pulmonar, e quanto melhor funciona o sistema respiratório, mais oxigénio chega ao sangue e mais CO2 retira, e isso também se nota na energia de cada dia.
É um alimento muito rico em gorduras vegetais, com um grande valor calórico, e que além disso contém fibra e magnésio, o que por um lado nos sacia, e por outro ajuda a conduzir os sinais de energia aos músculos e ao cérebro. Devemos escolher sempre chocolates com alto teor em cacau puro, tipo 75 – 85%.
É uma forma saudável de tomar cafeína, pois a cafeína é uma falsa amiga da energia. O chá tem a vantagem de ser uma infusão de uma planta natural ( Caméllia sinensis ) diluída em água quente. Assim assegura a hidratação para combater o efeito diurético da cafeína, e como contém antioxidantes, é uma bebida energética e saudável, com muitas variedades á escolha.
Todos sabemos que se nos falta a energia, nada melhor que comer uma banana para nos sentirmos bem. É uma fruta rica em hidratos de carbono de assimilação média, que fornece energia a longo prazo, com vitamina B, importante para o metabolismo energético, e minerais como o potássio para evitar cãibras.
tirando a banana uso de tudo na minha dieta!…