Atualmente muito se tem falado no assunto… mas será que consumir leite e laticínios faz bem ou mal á saúde?
A Harvard School of Public Health, lançou uma bomba no campo da nutrição, ao retirar da pirâmide alimentar os lacticínios e os seus derivados.
A equipa de investigação de Harvard está a estudar uma alimentação sã, livre dos lobbies da industria alimentar.
O motivo pelo qual decidiram limitar os lacticínios prende-se pelo facto de que o consumo de lacticínios e derivados poder aumentar significativamente o risco de cancro da próstata e dos ovários.
A investigação conduzida por Harvard conclui que a gordura saturada que se encontra nos lacticínios e os componentes químicos que são utilizados durante a sua produção, tornam-nos num alimento de alto risco.
Os lacticínios podem ser substituídos por legumes de folha verde, soja enriquecida e grãos de várias espécies, para substituir o cálcio.
Esta questão coloca em causa a ideia que se tinha de que apenas o leite e os seus derivados nos poderiam fornecer o cálcio e que deviam assim, fazer parte da nossa alimentação.
Apesar de limitarem os lacticínios, mantiveram outros derivados animais e apesar de não apresentarem formas vegetais de proteína, sabemos que os legumes como os brócolos e os grãos contêm muita proteína. Conseguimos retirar o cálcio e a proteína que necessitamos sem utilizar lacticínios.
Desde que este assunto começou a ser abordado e defendido por muitos profissionais de saúde, nomeadamente médicos, que muita tinta tem corrido, com vozes a favor e muitas contra.
Tem sido um tema polémico, pois se por um lado temos os lobbies de uma indústria a nível mundial, que tudo tem de fazer para defender os produtos que produzem e comercializam, e incutir nas pessoas a convicção de que necessitamos mesmo de consumir leite, para termos uma vida saudável e evitar uma série de problemas de saúde, por outro lado temos médicos e nutricionistas que nos tentam provar por a+b que o leite consumido depois da infância, é prejudicial para a nossa saúde. Sem esquecer que somos a única espécie que consome leite proveniente de outras espécies.
Vamos lá saber quem tem razão…eu pessoalmente não faço ideia de quem a possa ter ou não. Não tenho conhecimentos técnicos e científicos suficientes para argumentar e defender esta ou aquela opinião em concreto, mas posso defender a minha opinião baseada apenas na minha experiencia pessoal!
Deixei de beber leite já lá vão 3 anos, não por ter qualquer alergia a este, ou qualquer problema de saúde associado ao seu consumo, mas apenas por um aconselhamento médico, e por opção pessoal, e a verdade é que não sinto a menor falta dele…
Pelo contrário, a partir do momento em que optei por o eliminar da minha alimentação, sinto que o meu organismo passou a funcionar melhor. A primeira diferença que senti ao fim de uns dias, foi que me senti menos inchada, parece que o meu corpo afinou, não sei explicar bem, mas senti-me muito mais leve. A verdade é que o intestino também passa a trabalhar melhor, o que ajuda a sentir a tal sensação de leveza.
Claro que, como toda a vida nos foi incutida a ideia de que precisamos de consumir leite, porque só este nos fornece o cálcio de que necessitamos, é necessário não descurar da nossa alimentação outros alimentos que são igualmente ricos em cálcio, e que servem de alternativa, como as verduras de cor verde escura, a linhaça, algumas leguminosas, sardinhas, salmão, etc…
Eu pessoalmente, sinto-me muito melhor, logo fico do lado, dos que defendem que não devemos consumir leite… no entanto e como sei que este tema é polémico, defendo que cada um é livre de fazer as suas escolhas, e sem que nada nos seja incutido, ou imposto.
Mas, a polémica vai com certeza continuar… com vozes a favor e vozes contra.
Bom post…eu ainda bebo leite…gostava de deixar de beber mas gosto tanto 😦
Beijinhos 🙂
Também acho que cada um sabe de si… eu como tenho uma colite ulcerosa, não era muito aconselhavel, e não sinto falta…Beijinhos
Olá, um post muito interessante…eu também não bebo leite à já uns 10 anos e na verdade o meu corpo agradece, beijinhos 🙂
Eu também me sinto muito melhor desde que deixei de o beber… será mesmo que ele nos faz assim tanta falta? não acredito…
Excelente post! Um assunto muito atual. Em minha casa somos 4…3 já não bebem leite à vários anos, e o meu filho mais pequeno é que de vez em quando ainda lhe apetece e pede, mas gasto 1 ou 2 litros por semana. Eu já deixei de beber leite, simplesmente por opção, já deve ter feito uns 5 ou 6 anos. Mas…continuo a comer iogurtes (durante a semana 1 por dia) e queijo…eu, e todos lá em casa. Agora, será que o consumo de iogurtes e de queijo também fará muito mal? Beijo. Gostei muito deste post
É um assunto um pouco controverso, mas de facto eu também vou pelo não consumo de leite, já há vários anos… e foi um médico que me aconselhou 🙂
A mim por acaso não foi nenhum médico, mas comecei a preferir o chá de manhã.
Mas o consume de iogurte e queijo, não diminui….Hum…Não sei se deva deixar também!
Eu também como um ou outro iogurte de vez em quando, mas com pouca frequência.
nos ultimos anos tem-se descoberto tanta coisa k n se deve comer k já não sei afinal o que se pode ou não… eu adoro queijo… e o leite acalma-me muito o estomago… portanto olha… continuo a comer e beber