O uso tópico do Ácido ascórbico, mais conhecido por Vitamina C ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a tratar alguns tipos de manchas. Conheçam o seu uso a nível estético.
O que é o ácido ascórbico
O ácido ascórbico é o nome químico da Vitamina C e é como ela é chamada quando é usada na composição de produtos cosméticos.
O ácido ascórbico é diferente do ácido Hialurónico, e não existe naturalmente na nossa pele. Mas a sua versão sintética, isto é, produzida em laboratório, é utilizada para prevenir o fotoenvelhecimento da pele e estimular a produção de colagéneo.
Indicações do ácido ascórbico
O ácido ascórbico tem ação antioxidante, combate os radicais livres, previne e retarda o envelhecimento. Outra das suas funções é estimular a produção do colagéneo da pele, reduzindo a flacidez. Além disso, ele atua nos melanócitos, células que guardam a melanina, uniformizando a cor da pele.
O ácido ascórbico protege a pele nas suas camadas mais profundas. Os seus efeitos de fotoproteção incluem diminuição de eritema (vermelhidão), diminui ainda as alterações ao nível celular e ADN. Reduz também o aparecimento de manchas, o envelhecimento da pele, e a possibilidade de vir a ter cancro da pele.
Por isso o ácido ascórbico é utilizado para prevenir os danos causados pela exposição à radiação ultravioleta e é aplicado em muitos produtos cosméticos pós-sol. Também é usado em tratamentos anti-idade, para estimular a produção de colagéneo, no tratamento do melasma, estrias brancas e eritemas pós-operatório tratados com laser.
Como usar o ácido ascórbico
Para o uso estético o ácido ascórbico pode ser usado tanto em seruns e cremes como consumido através de comprimidos efervescentes, comprimidos, cápsulas duras, sumos, ou alimentos enriquecidos.
Cuidados antes de usar o ácido ascórbico
Quando o ácido ascórbico é usado em séruns, os cuidados são os mesmos que para o uso de qualquer produto para a pele: Limpar muito bem a pele antes da aplicação.
Cuidados depois de usar o ácido ascórbico e contraindicações
Não são necessários cuidados específicos após o uso do ácido ascórbico. Este apenas é contraindicado a quem tem hipersensibilidade aos constituintes do produto.
Pode ser usado por grávidas?
O ácido ascórbico pode ser usado em grávidas e inclusive elas podem utilizá-lo, com recomendação médica, para tratar melasmas da gravidez.
Antes e depois do ácido ascórbico
O uso tópico do ácido ascórbico proporciona uma pele mais iluminada, hidratada, viçosa, firme, com a tez uniformizada. Além disso, combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento da pele, retardando assim o seu envelhecimento. O Seu uso é de extrema importância para prevenir alterações celulares profundas.
Devemos Aliar o ácido ascórbico com…
Proteção solar diária… O ácido ascórbico ajuda a combater os efeitos dos raios ultravioletas na pele e ter uma proteção solar adequada também ajuda a minimizar os efeitos desses raios. É indicado que todas as pessoas usem diariamente um protetor solar com FPS de no mínimo 30 e que seja aplicado várias vezes ao longo do dia.
Estudos comprovam que o uso do FPS contra raios UVA e UVB, atua em 55% no combate aos radicais livres e quando usado com um antioxidante como a vitamina C, a sua ação é muito mais abrangente.
Muito bom!
Vitamina C para ficar menos velha…vou comprar!!! eheheh
Bom post, dá para ter uma boa ideia de como e saber o porquê da sua utilização.
Beijo
Eu uso alguns cremes com vitamina C, mas comprei mandei vir da Coreia do sul um serum com Vitamina C a 20% que dizem ser fantástico… quando o receber, eu digo-te 🙂
Fico a aguardar!! 🙂
Este é um post mesmo muito útil. Tudo o que combata o envelhecimento é bom. Tenho conhecimento dos benefícios da Vitamina C na pele, mas de momento não uso nada com esse concentrado.
Ainda és muito novinha… quando tiveres mais uns aninhos, começas a pensar nisso. Eu só há cerca de 3 ou 4 anos é que comecei a pesquisar mais sobre estes assuntos, e a usar certos produtos. O importante mesmo é hidratar muito bem a pele desde nova e protege-la do sol, pois aí é que está a chave para proteger a pele do envelhecimento.
Sim é verdade. 😀 É mesmo por isso que deixo a minha pele descansar. Nem mesmo maquilhagem uso, é muito raro. Agora hidratante, protector e creme de olhos é que não dispenso. Mesmo à noite lavo sempre a cara e coloco óleo de rosas, fico tão fresquinha.
Mas eu pesquiso para a minha mãe, habituei-a e eles todos os dias de manhã tem um ritual de beleza que não pode falhar 😉
a minha vitamina C vai na fruta heehe….