Um Sérum é um cosmético que devemos usar como complemento do nosso creme de rosto habitual, e que apesar de eu não usar há muitos anos, atualmente já não os dispenso na minha rotina diária, tanto de manhã como à noite.
Séruns são verdadeiros concentrados de beleza, que têm nas suas fórmulas o dobro ou o triplo dos princípios activos dos cremes hidratantes ou anti envelhecimento tradicionais.
No entanto existem ainda muitas mulheres que não conhecem a diferença entre um creme e um sérum, para além da diferença notória no preço, pois o sérum é geralmente mais caro que o creme, devido à maior concentração de princípios activos.
Mas não pensem em deixar de usar o vosso creme habitual na vossa rotina diária para usar apenas um sérum. Na maioria dos casos, o creme e o sérum são complementares mas nem sempre é obrigatório usar os dois, e tudo depende do tratamento que se está a fazer. Numa pele oleosa e mais resistente pode ser suficiente usar apenas um sérum ligeiro, mas numa pele que necessite de maior hidratação, o sérum deve ser sempre complementado com o creme. Para além disso os séruns não contêm proteção solar, logo devem ser seguidos da aplicação de um protetor solar.
Os séruns podem ser usados por qualquer tipo de pele, mas têm de ser adaptados ao respectivo tipo, tal como acontece com os cremes.
Existem diferentes tipos de séruns, para diferentes cuidados, e dependendo da sua finalidade, também a forma de uso pode ser diferente, podem ser aplicados de manhã e à noite, ou só de manhã, ou só de noite. Por exemplo se for um concentrado com retinol ou ácidos de frutos, deve ser usado sempre à noite, mas se for um com menos concentração de substâncias já são indicados para usar de manhã.
Devem usar-se sempre depois de limpar muito bem a pele, e depois do creme para o contorno dos olhos. Aplica-se então o serum, depois o creme, e se for de manhã o protetor solar em seguida.
Os seruns não têm proteção solar porque são substâncias com texturas muito ligeiras, e os protectores solares precisam ter uma consistência mais cremosa.
Para começar a usar um sérum não existe idade recomendada, apesar de ser mais comum as marcas criarem séruns para serem usados a partir dos 30 anos. No entanto existem séruns com ácido de frutos que podem ser usados por pessoas mais jovens que têm problemas de acne. Existem também séruns antioxidantes, anti rugas, hidratantes, nutritivos, anti manchas, e outros para dar luminosidade.
Escolham o sérum indicado para a vossa idade e tipo de pele, e usem-no como complemento do vosso creme habitual… vão com certeza ver melhorias na pele, e em menos tempo.
Muito bem. 🙂
Por acaso já sabia destes pormenores, mas este post vai elucidar muitas pessoas!
Excelente!
exatamanente… há quem ainda não entenda o porquê do serum. 🙂
Ai que adorei! Eu sabia que tinha benefícios mas ainda era algo que não entendia bem. Fiquei muito entendida e assim que puder vou comprar um! Obrigada pelo post que esta maravilhoso! 😉
estou cá para isso 🙂 ajudar naquilo que posso!
Post muito esclarecedor! Tirou-me algumas dúvidas! Obrigado 🙂
Obrigada 🙂